A onda na praia

Imagina uma grande praia de areia branca. Em sua orla, ondas de todos os tamanhos se quebram. Algumas são pequenas e te arrancam sorrisos e vontade de brincar na beira da praia, outras são muito grandes e assustadoras. No, entanto, quando chegam a praia, independente do tamanho, todas desaparecem sem causar danos.
Imagina que alguém decidiu lutar contra às ondas. Não faria muito sentido, afinal as ondas não conseguem causar nenhum dano à praia. A única coisa que essa pessoa iria conseguir era se cansar e se frustrar. A praia nessa metáfora seria nós e as ondas nossas emoções (tantos as agradáveis como as desagradáveis) e nossos pensamentos. Elas vem, remexem na areia, desorganizam, mas retornam ao seu lugar. Você é como a praia, a onda passa, mas você continua ali. É verdade que algumas ondas realmente, podem ser mais assustadoras e podem fazer você se sentir mal momentaneamente. Pode até parecer que elas nunca irão passar, mas elas sempre se dissolvem na areia.

Essa metáfora nos ensina a aceitar nossos pensamentos e emoções. Pensamentos e emoções vêm e vão, mas no final, desaparecerão e apenas a areia permanecerá. Portanto, não faz sentido nos preocuparmos com eles. Para que lutar contra os nossos sentimentos ou pensamentos descontrolados?

Da próxima vez que estiver se sentindo engolido pelas emoções, lembre-se que você é a praia. Não as ondas!!

Lembrando que Instagram não é terapia. Compartilhamos dicas, lembretes que podem ajudar na sua saúde mental. Para aqueles momentos que deseja descobrir um pouco mais sobre você procure ajuda profissional.

Psicóloga Danielle Torres
CRP 17/0943
E-mail: danielletorres.psi@gmail.com

Danielle Torres – Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por:otaviotrettel
Abrir whatsapp
Olá.
Como posso te ajudar?